Um pouco de nós

Hila sempre foi apaixonada por patchwork e quilt e fez o curso básico em 1990, com Hanelore Cox. No ano seguinte eu fiz também e juntas começamos a confeccionar peças, a estudar e a pesquisar.
Criamos o Ateliê Ponto do Quilt em 1992 e começamos a ensinar, multiplicando o número de pessoas interessadas em patchwork e quilt. Inúmeras quilteiras formaram-se no Ateliê e várias delas têm hoje seus próprios ateliês, grupos e lojas de Patchwork e Quilt, o que achamos o máximo!

Nunca deixamos de estudar e buscar o aprimoramento. Nos anos 90, freqüentando aulas e festivais no exterior, Hila teve a oportunidade de trazer para o Brasil muitas novidades e técnicas (algumas adaptadas por nós) que repassamos para as alunas. A técnica de aplicação "dobra com a agulha" foi a mais importante delas e tornou-se a especialidade da Hila.

Realizamos muitas exposições com peças nossas e das alunas do Ponto do Quilt, e também participamos, à convite, de várias outras.
Aí vieram os Festivais.... Ah! os festivais. Não posso esquecer a minha alegria e entusiamo no primeiro Festival em Gramado. Eu não andava , saltitava!

Ajudando a construir a história do Patchwork e Quilt no Brasil, temos participado ativamente dos grandes eventos nesta área, expondo peças, ministrando oficinas, cursos e palestras, coordenando painéis e fazendo parte do grupo de avaliadores nos concursos de quilt. Temos também colaborado nas revistas através de artigos, colunas e envio de modelos.

Uma data marcante para nós foi 2003, pois a colcha "TOSCANA" confeccionada por Hila e quiltada por mim, foi aceita como semifinalista no 19º Encontro Anual da American Quilter´s Society (AQS), realizado em Paducah, KY/EUA. A peça foi exposta e incluiu pela primeira vez o Brasil na lista de participantes de um dos maiores eventos internacionais de Patchwork e Quilt.
Tomamos gosto e alguns outros quilts nossos também fizeram "carreira internacional".

De 2005 a 2008 , fomos coordenadores do Brasil junto ao World Quilt Competition (www.quiltfest.com), um concurso internacional de quilts que acontece anualmente e reúne quilts de vários países em exposições que percorrem algumas cidades americanas. Para participar deste concurso é necessário ter uma representação nacional e através deste nosso trabalho tivemos a oportunidade de levar quilts de muitos artistas brasileiros para serem apreciados por milhares de pessoas e também trazer muitos prêmios para as brasileiras. Pena que a burocracia para o processo de exportação temporária nos ganhou e desistimos da função.

Como forma de divulgar e promover o Patchwork e Quilt no Brasil, fomos responsáveis, junto com muitos quilteiros, pelo nascimento da 1a Associação Brasileira de Patchwork e Quilt (ABPQ), em novembro de 2005 em Gramado, a qual presidi no primeiro mandato tendo Hila como conselheira.
Pela ABPQ nos tornamos coordenadoras e professoras do Curso de Capacitação para Professores de Patchwork e Quilt, uma proposta da ABPQ para valorizar a função docente, e promover discussões para unificar a concepção de um Curso Básico de Patchwork e Quilt no Brasil. Uma centena de quilteiras já fizeram este curso e permitiu uma grande troca de experiências vindas de várias partes do País. Muitas recomendações úteis foram tiradas nesses cursos.
Outra oportunidade que a ABPQ nos deu, foi promover a vinda, junto com JMNetto,  de Bárbara Broshous ao Brasil e fazer o Seminário de Qualificação para Julgamento de Quilts. Este seminário de 3 dias, ratificou e ampliou o conhecimento , já bastante estudado por nós, da grande tarefa que é avaliar quilts.
Estamos sempre a trabalhar, fazendo quilts, dando aulas, participando dos eventos, promovendo o nosso Clubinho e o Quilt Tour, prestando serviço de quiltar e tudo o mais. Aqui neste blog está um pouco disso tudo e muito mais que certamente vamos inventar....