Dicas

Vou acertar a posição da postagem das dicas, colocando as mais recentes em cima....

Junho:
Amigas quilteiras,
Vocês sabem realmente todos os usos que um quilt pode ter?
Claro, o mais comum é para cobrir camas.... Mas podemos usá-los também como painéis, que ficam lindos em qualquer parede, e podem ser pendurados de várias formas: direto, usando fita 3M (mas atenção: só serve para lugares definitivos, pois podem estragar a pintura na hora de tirar), ou usando varões (comprados em casas de decoração), etc,etc
Almofadas também, em aplicação ou encaixe, enfeitam qualqer sofá ou poltrona. E cortinas? Já pensaram em fazer cortinas de patchwrok? Ficam uma graça, inclusive cortinas de banheiro! É só usar por dentro uma cortina de plástico. E são rapidíssimas de fazer, se vocês usarem apenas quadrados, como fiz nestes exemplos (ver fotos).
Jogos americanos, toalhas de mesa, paninhos de bandeja, aquecedores de bule, capa de máquina de costura, bolsas, carteiras, tudo o mais que se pode imaginar!! E mais uma que acho extremamente prática: usar os quilts mais velhos, ou desbotados para cobrir estofados e almofadas!
Vejam as fotos e confiram os resultados...




















ABRIL:

Gente, a dica de hoje é como usar a criatividade e inventar moldes na hora de quiltar. É claro que existem centenas de moldes vazados já prontos para se comprar. Mas às vezes o que a gente precisa na hora não é do tamanho do que a gente tem, ou simplesmente queremos algo diferente, original. Portanto, aí vão nossas sugestões:

Usar copos ou pratos para obter círculos (foto 1 e 2)


                     foto 01


                                                          foto 02


Copiar ou desenhar o que se deseja, recortar e usar (fotos 3,4 e 5)


                                                                       foto 03

                                                        foto 04

                                                                  foto 05
                                

Usar cortadores de biscoitos como moldes (foto 6)


foto 06



Use a sua imaginação e crie muitos outros!





LAVAR OU TESTAR OS TECIDOS?
Para não ter o trabalho de lavar todos os tecidos antes de usá-los, a dica é fazer um teste para ver se eles soltam tinta. Como fazer:
·         Cortar uma amostra do tecido (um pedacinho com 7 cm x 2 cm é suficiente).
·         Molhar bem e colocar sobre um pedaço de papel de cozinha.
·         Deixar uns 10 minutos
·         Verificar se há tinta no papel, caso negativo o tecido está pronto para o uso.
·         Em caso positivo, fazer o processo “tirar sal de carne seca”, que consiste em mergulhar o tecido em água pura (em um balde ou tanque) e ir substituindo a água várias vezes por dia até que ela fique límpida. Se após este processo a água ainda continuar tingida, DESCARTE ESTE TECIDO PARA O USO EM QUILTS!!
                                                         testando os tecidinhos
                                                

1a  quinzena fevereiro:



Meninas, todas nós temos uma caixa cheia de retalhos, sobras de antigos quilts, que vamos entulhando, dizendo a nós mesmas que "um dia vou usar", não é?
Só que cada pedacinho é completamente diferente do outro, e até a gente achar aquele modelo que possa aproveitá-los....
Que tal fazer o seguinte? Cada vez que sobrar um retalho, antes de colocá-lo na tal caixa, corte-o em um quadrado. Padronize dois tamanhos: por exemplo 4 polegadas e 2 polegadas. Se o paninho for maior, corte com 4, se menor com  2.  Um belo dia, você abre a caixa e se depara com um quilt já cortado, só esperando ser costurado!
Você pode fazer Irish Chain, Nine-patch, ou qualquer outra combinação com quadrados que quiser. Se preferir pode cortar também tiras!  E depois fazer um Jelly Roll.
  
Gente! Olha o que saiu da minha caixa de retalhos (depois da arrumação). Cortei na diagonal 25 quadrados de 5" e usando tiras de 1,5" x 6,5" , costurei os triângulos um de cada lado nessas tiras. Depois acertei os bloquinhos com uma régua quadrada e por fim costurei os bloquinhos em tiras de 5. Vocês podem fazer quantos blocos quiserem, formando um toalhinha de mesa como essa ou até uma colcha, quem sabe?




2a  quinzena de fevereiro
A  dica desta quinzena é um dos  macete que usamos para garantir que os cantinhos do acabamento fiquem bem dobrados e não fiquem como  “orelhinhas de cachorro”.
Ao dobrar o tecido do acabamento no canto, usar um alfinete longo e segurando com os dois dedos (foto 1) posicionar para que o tecido não sobre nem falte. Para garantir que essa posição não saia do lugar, usar o alfinete para fixar esta dobra (foto 2). Assim o esquadro está feito e pronto para a costura (foto 3) .  Quando o acabamento for virado para o forro do quilt o cantinho vai ficar perfeito!
                                                                           foto 1



foto 2



foto 3



1a   quinzena março

USANDO ALFINETES (meus grandes amigos)

Para costurar dois tecidos com o máximo de precisão é necessário alfinetá-los bem. Pode parecer uma etapa chata, mas a garantia de um bom  resultado compensa tudo. Posicionar adequadamente e fixar as peças a serem costuradas facilita muito e evita ter que desmanchar. Vamos começar com a dica para unir 2 peças que tenham RISCO do molde.

    • Unir os tecidos direito com direito.
    • Primeiramente alfinetar os cantos (de início e fim) dos moldes ou do risco, deixando os alfinetes “voando”, ou  seja espetar frente e verso bem certinho e não prender o alfinete. Segurando nos alfinetes  “balançar” os paninhos  para ajustar bem a posição. Fig. 1
    • Em seguida colocar quantos alfinetes forem necessários,  encaixando linha de frente com linha do verso, prendendo os alfinetes deitados, inclusive os dos cantos. Neste caso os alfinetes deitados servem como alfinetes de precisão. Fig. 2.
    •  Prender agora os alfinetes em pé (alfinetes de fixação)  ao longo de toda costura, sem a preocupação de encaixar nas linhas. Estes alfinetes vão prender os tecidos no lugar certo. Fig. 3
    • Retirar os alfinetes de precisão, deixando os de fixação e costurar à mão ou à máquina, seguindo a linha de costura. Se a costura for à máquina pode passar por cima dos alfinetes. Fig 4

figura 1

figura 2

figura 3


figura 4


Dica da última quinzena de março:

  • Alfinetar tecidos sem linha de costura riscada:
    • Unir os tecidos direito com direito.
    • Alfinetar primeiro as extremidades (mais ou menos 1/8” do final dos tecidos).
    • Distribuir quantos alfinetes forem necessários na posição deitada posicionando a cabeça do alfinete do lado oposto ao da costura. Fig 1
    • Neste caso os alfinetes fixam os tecidos e não precisam estar muito próximo da costura.
    • Costurar, de preferência, usando um batente e com a margem padronizada (fig. 2)
  • Se for necessário parar a costura a ¼” do final do tecido, marcar com um lápis este ponto. Para reforçar este fim de costura, deixar a agulha dentro, girar o botão regulador do tamanho do ponto para o zero e dar 3 pontinhos (a máquina não anda e os pontos são dados no mesmo lugar).
  • Alfinetar para aplicação:
    • Os alfinetinhos pequenos são os melhores pois não atrapalham o manuseio do trabalho enquanto se aplica.
    • Para aplicação de um viés, os alfinetes podem ser colocados conforme a Fig 3, de forma que fixe a peça sem prender o viés.


figura 1

figura 2



figura 3